Blog do Chef

Gastronomia envolve história, costume de cada povo e confraternização à mesa com as pessoas que amamos.

Aqui no blog traremos semanalmente uma informação diferente sobre este universo.

3 out, 2015

A história do Vinho

postado por - Alex Souza

Geórgia

 

  O vinho possui grande importância histórica e religiosa nos diversos períodos da humanidade, cada cultura menciona seu surgimento de uma forma diferente. 

    Os cristãos, embasados no antigo testamento “Gêneses, capítulo 9, versículo 20″ acreditam que foi Noé quando começou a cultivar a terra, plantou uma vinha, produzindo assim o primeiro vinho do mundo. Já na mitologia greco-romana, acreditam que a bebida é uma Dádiva dos Deuses (Dionísio), também estava presente nas tumbas de Faraós egípcios, nos desenhos e hieróglifos registrando meticulosamente como era feita a vinicultura, prensagem das uvas e o processo de fermentação. 

    Do ponto de vista histórico sua origem é incerta, pois o vinho veio antes da escrita, alguns arqueólogos acreditam que o vinho teria surgido na pré-história. Isso porque resquícios dos caroços de uvas foram encontrados em cavernas estudadas até os dias de hoje. A facilidade de fermentação da uva, a partir do momento do seu cultivo, é o que induz, de certa maneira, as pesquisas sobre os homens mais primitivos já consumirem uma bebida muito parecida a um estilo mais rústico de vinho. Até o presente momento, porém, não há nenhum tipo de indício que prove que já se produzia vinho nessa época.

 

Vinho do guarda

    As principais referências indicam que o vinho surgiu entre a Geórgia, Armênia e Turquia, numa região conhecida como Cáucaso. Entre os anos 7000 a.c e 5000 a.c.

    Àquele tempo, a bebida passou a ser vendida pelos povos mesopotâmicos, do qual os vinhos eram acondicionados em bolsas feitas de peles de animais para serem transportadas (odres). Mais tarde, viria a ser vendida entre os sumérios e babilônios. Foram se passando os anos – os séculos, milênios –  e no século III a.C. longas faixas de terra ao longo do Nilo eram dedicadas ao cultivo de uvas.

 

Deixe seus cometários e compartilhe seus conhecimentos abaixo, ficarei feliz em responder.

 

__________________

Alex Regis de Souza

WSET® Level 2 Award in Wines and Spirits

 

 

Deixe um comentário