Blog do Chef

Gastronomia envolve história, costume de cada povo e confraternização à mesa com as pessoas que amamos.

Aqui no blog traremos semanalmente uma informação diferente sobre este universo.

12 dez, 2015 / 1.comentário

Cozinha Fit: Carne de rã

postado por - Alex Souza

Rã à provençal

    O sabor exótico e os benefícios nutricionais fazem da carne de rã uma iguaria da culinária e da alimentação saudável (Fit). Quem se habilita?

    Com grande quantidade de proteínas de alto valor biológico, ela contém aminoácidos que o organismo não sintetiza, baixo teor em gorduras (menor valor calórico e teor de lipídeos que as carnes de aves e peixes) e baixíssimos níveis de colesterol, a carne de rã ainda é de fácil digestão, o que proporciona excelente absorção de proteínas pelo organismo (mais de 97%). Além disso, é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e potássio, uma alimentação muito rica para quem procura comer menos e se alimentar mais.

    É recomendada para crianças, adultos e idosos, além de pessoas com problemas de desnutrição, colesterol alto, alguns casos de alergias alimentares, problemas cardíacos e diabéticos.

 

    No Brasil a ranicultura teve um forte crescimento a partir de 2010, o consumo em restaurantes finos aumentou consideravelmente a comercialização da carne de rã. O setor evolui trazendo novas tecnologias, como no caso da “sous vide”, que consiste no cozimento da carne de rã embalada a vácuo, pasteurizada e congelada. Isso confere mais sabor, melhor textura e ainda conserva o cheiro e cores naturais da carne.

    É de fácil preparo e pode ser encontrada em supermercados e em alguns açougues de carnes exóticas.

 

Harmonização da carne de rã

taças de espumante

    Aqui em Santa Catarina temos um ranário onde cria-se estes anfíbios devidamente para o nosso consumo alimentar. Para acompanhar esta iguaria muito delicada, a sugestão de vinhos desliza entre rosés e brancos aromáticos, bem perfumados, e um brut ou extra brut.

 

 

Deixe seu comentário ou alguma experiência com a carne de rã.

____________________

Alex Regis de Souza


 

Inscrição no blog

Uma Resposta para “Cozinha Fit: Carne de rã”

  1. Fernando Schacker disse:

    Boa tarde sou gaucho e estou me transferindo para Sta Catarina em Garopaba e gostaria de fazer um ranario voces fornecem ras para iniciar quantas e quanto custa as matrizes.Deus os abencoe

Deixe um comentário