Blog do Chef

Gastronomia envolve história, costume de cada povo e confraternização à mesa com as pessoas que amamos.

Aqui no blog traremos semanalmente uma informação diferente sobre este universo.

9 jan, 2016

Como afiar uma faca?

postado por - Alex Souza

    Por definição a faca é qualquer objeto cortante capaz de ser empunhado. As facas são ferramentas utilizadas desde as mais primitivas eras da humanidade. As facas são instrumentos fundamentais em qualquer cozinha do mundo! E não importa se a pessoa é uma cozinheira amadora de final de semana ou renomado chef que trabalha num grande restaurante, é importante que a faca esteja sempre afiada, para que “possa cumprir bem sua função”.

Você sabe afiar uma faca?

 

    Afiar uma lâmina pode ser um ato simples, que qualquer pessoa pode fazer, por exemplo, na beirada da pia, ou uma arte mais complexa, que exige muito conhecimento e anos de prática. Tudo depende, basicamente, do resultado que se espera e, também, um pouco, do valor do instrumento que se está afiando. Abaixo descrevo algumas das maneiras mais conhecidas de se afiar esses instrumentos.

 

1. Com a pedra de afiar

 

As pedras de amolar são bastante tradicionais em restaurante e tem uma boa duração.

1. Primeiramente, é necessário molhar a pedra por uns cinco minutos. Uma sugestão é deixá-la em um recipiente com água, assim vai evitar de arranhar a faca.

2. Depois, vale notar que a pedra tem dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente pode, geralmente, utilizar somente o lado mais fino da pedra (menos poroso).

3. Deslize a faca por toda a pedra. Isso com ela em um ângulo de aproximadamente 30 graus.

 

2. No esmeril

 

Esmeril é uma “roda de pedra” girada por um motor. A peça é fixada em uma bancada. Este é um método que exige maiores cuidados.

1. Passe óleo lubrificante na lâmina da máquina, pois ajudará a proteger a lâmina enquanto for afiada.

2. Ligue o esmeril, segurando a faca em um ângulo de 45 graus nele.

3. Mova a faca pelo esmeril, da base até a ponta, com cuidado.

4. Repita esse processo três ou quatro vezes.

5. Vire a faca e repita o processo para afiar o outro lado.

 

3. Na chaira

 

Outra maneira muito comum é utilizar a chaira para devolver o fio à faca, confira:

1. Segure a chaira com o cabo para cima.

2. Deslize a faca por todo o comprimento da chiara em um ângulo de cerca de 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando sempre cuidado para não se machucar.

3. Repita o mesmo movimento e número de movimentos dos dois lados da faca.

“A ideia é a ilusão de tirar uma fatia bem fina da chiara”. No vídeo abaixo, Jordan Franzen também demonstra maneiras de se utilizar a chaira para afiar faca. Vale a pena conferir:

 

4. Com afiador

 

Os afiadores/amoladores de facas são facilmente encontrados à venda e a forma de usá-los também é bastante simples:

1. Encaixe a faca no afiador.

2. Deslize para frente e para traz a faca e deixe que o equipamento cumpra o que promete.

 

Não costumo utilizar afiador, pois considero os outros dois métodos – pedra e chaira – muito mais eficientes. Porém, para quem deseja usá-lo, é simples.

 

Qual o método mais fácil para afiar a faca?

Entre as opções citadas, o método mais fácil, sem dúvidas, é o afiador elétrico, pois não há riscos para quem está manuseando a faca. Entretanto, prefiro utilizar os métodos tradicionais, como pedra e chaira, por ser mais eficientes.

 

como-afiar-facas-4

 

Cuidados importantes

  • Não passe a ponta do dedo pelo corte para ver se ele está afiado. Para evitar cortes desnecessários, segure um pedaço de papel e tente cortá-lo com a faca afiada.

 

  • Se você não retirar metal suficiente para criar um novo corte em sua lâmina, uma parte do corte cego continuará lá. Lâminas cegas (ou que contenham alguns pontos cegos) são capazes de refletir luz no próprio fio da lâmina. Uma faca bem afiada não terá nenhum ponto brilhante em seu fio quando você segurá-la diretamente sob a luz. Para que a lâmina pare de refletir luz, você deve retirar material suficiente dos dois lados do chanfro.

 

  • Se você estiver usando uma pedra lubrificada a óleo, não a lubrifique com água; se fizer isso, os poros da pedra ficarão entupidos e ela se tornará inútil.

 

  • Tenha sempre muito cuidado com facas recém-amoladas (ou com qualquer faca em geral), pois elas são uma das principais causas de acidentes caseiros.

 

Leia outros Posts:

Alimentos Afrodisíacos       “Vôngole”, que nada: aqui é Berbigão          Os Tipos de rolha

Alimentos Afrodisíacos      Risoto de berbigão      Rolhas

 

Deixe um comentário