Blog do Chef

Gastronomia envolve história, costume de cada povo e confraternização à mesa com as pessoas que amamos.

Aqui no blog traremos semanalmente uma informação diferente sobre este universo.

9 ago, 2016

Uva: a planta mais cultivada no mundo

postado por - Alex Souza

A origem da bebida que amamos, o vinho, é fruto da videira, planta da espécie Vitis vinifera, da família das vitáceas, trepadeiras de tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. Por sua capacidade de adaptação aos diversos tipos de clima e solo, a uva é a planta mais cultivada do mundo e a produção de vinhos começou há aproximadamente oito mil anos, uma das atividades mais antigas (e deliciosas) da civilização humana.

Esse cultivo acontece nas mais variadas regiões do planeta, mas precisa de algumas condições básicas: sol e chuvas razoáveis na época do surgimento e crescimento dos frutos, tempo seco e ameno no restante do ciclo. A temperatura da região também deve variar o suficiente para que a planta se desenvolva.

Existem variedades que são cultivadas em regiões específicas por conta do clima, terreno ou características, enquanto outras, chamadas internacionais ou cosmopolitas, se adaptam mais facilmente a diferentes tipos de clima.

Com isso, o vinho tem seu valor também pelas regiões de origem, que mostram produtos de valores diferentes, de acordo com as qualidades de cada região.

 

LEIA TAMBÉM:

VINHO E SUPERSTIÇÕES PELO MUNDO

ANÁLISE VISUAL DE UM BOM VINHO

 

setas-png

Inscrição no blog

Deixe um comentário